Saturday, October 01, 2011

BORN TO BE WILD – A INFLUÊNCIA DO ROCK NA MODA

Desde que surgiu o rock nos anos 50 (e posteriormente seus inúmeros sub-gêneros: punk, heavy-metal, grunge, trash-metal, hard-rock, indie, new wave, rock progressivo, etc, etc, etc), surgiu também um novo estilo de vestir. Inicialmente, apenas os jovens eram adeptos da cultura rock e portanto, a vestimenta rock representava valores como: rebeldia, revolta, insubordinação, desafio às rígidas regras sociais vigentes (contra-cultura) ou apenas diversão, liberdade de expressão e informalidade.
Cada sub-gênero do rock tem seu estilo próprio. Por exemplo: os punks usam muitos elementos pontiagudos, como spikes e cabelo moicano. E também muito preto, látex, e cores berrantes. Já o pessoal grunge usa muito xadrez (camisas de flanela dos trabalhadores pobres), cabelo desgrenhado (e de aspecto sujo), roupas com aspecto envelhecido, etc. O rockabilly tem um clima bem cinquentinha, bem retrô, com vestidinhos acinturados, maquiagem e cabelos pin-up, etc.
Pra resumir, resolvemos pinçar os clássicos do estilo rock de todos os tempos. E os nossos escolhidos são:

1- Jaqueta perfecto.
Ela nunca sai de moda e dá um toque ousado e moderno a qualquer produção. Pode ser a clássica de couro. Ou em jeans escuro. Ou no tecido que sua criatividade permitir. Fica bem com jeans, com vestidinho, com calça de couro...e por falar nela:

2- Calça de couro (de preferência, preta). Ou qualquer outra peça de couro, como por exemplo: luvas (com os dedinhos de fora é um must!) ou botas (principalmente coturnos).
O couro preto é um grande clássico do rock. Dá um toque rebelde e sexy à produção. Com tachinhas, melhor ainda!


3- Meia-calça rasgada.
Essa é uma das peças mais irreverentes do figurino rocker.

4- Jeans.
Seja calça, shortinho, minissaia ou colete, o jeans é o melhor amigo do roqueiro. Se for rasgado, desbotado e com tachinhas, melhor ainda! Quanto mais detonado, melhor.

5- Xadrez.
Essa padronagem também é uma grande estrela do rock; principalmente do grunge.

6- Tachas, spikes, piercing e qualquer coisa pontuda.
Elementos agressivos ao olhar e ao toque são marcas da irreverência e rebeldia rocker.

7- Preto.
A grande novidade do estilo rock para o verão 2011-2012 é a cor branca. Mas o preto não foi descartado e continua imbatível! Tanto nas roupas como na maquiagem.

8- Camisetas
De preferência de bandas. E quanto mais velha, melhor. E de preferência, preta.


9- Metalizados, brilhos (glam rock).
Os rock-stars têm um lado glamouroso e chamativo, que estará em alta na próxima estação. Paetês e tecidos metalizados serão vedete. E ao contrário de outros tempos (em que o brilho prateado ou acinzentado reinava absoluto), agora o dourado tem sintonia total com o estilo “roqueira-moderna”.

10- Tênis estilo All-Star.
Para agüentar pular horas num show de rock lotaaaado (como no show do Metallica no Rock in Rio 2011, hehe!). De todas as cores e em todas as estampas.


11- Caveirinhas e afins.
O rock adora brincar com símbolos macabros ou que lembrem a morte. Pura irreverência!

12- Cabelos coloridos e tatoos.
Para quem tem o rock na alma e faz questão de mostrar isso não só nas roupas e acessórios, mas também na própria pele (e cabelos).

Publicado no Jornal Es-Hoje, edição 351:
http://eshoje.jor.br/wp-content/blogs.dir/1/files/es-hoje-pdf/edio_351.pdf_ok.pdf

No comments: